Alumni Apply

العربية ← English → Français →

Hello! مرحبا! Bonjour! Olá!

A Bolsa Mandela Rhodes é uma jornada de liderança que transforma vidas.

A bolsa combina apoio financeiro com um programa de liderança que irá desafiar-te, fazer-te crescer e ligar-te a jovens agentes de mudança africanos - tal como tu.

Descobre se te qualificas
Photo of MRF scholars

O programa de desenvolvimento de liderança

O nosso programa assenta nos nossos princípios fundamentais de reconciliação, educação, empreendedorismo e liderança, e na crença de que a liderança começa com a transformação interior. Pretendemos manter vivo o legado de Nelson Mandela, dotando os jovens líderes africanos com a competência e a coragem para transformar o continente num lugar onde todos tenham oportunidades iguais de prosperar. O nosso programa é ministrado principalmente através de vários workshops residenciais de uma semana, nos quais irás estar presente durante o teu período de residência.

Apoio financeiro

A Bolsa Mandela Rhodes oferece financiamento abrangente para os custos essenciais associados aos teus estudos. Cobre as propinas de um ano de um curso de Estudos Avançados ou de dois anos de um Mestrado em qualquer área, numa instituição do ensino superior sul-africana reconhecida. Isto inclui propinas e taxas de inscrição, subsídios para materiais de estudo, investigação e assistência médica, alojamento e refeições, subsídio pessoal e viagens em classe económica de e para o teu país de origem para a tua universidade sul-africana no início e no final do teu curso. Também vais receber um subsídio pessoal.

Jovem Africano, será que poderias ser um Bolseiro Mandela Rhodes?

Descobre se te qualificas:

Continuar
Vê o teu resultado

Sim, és elegível e podes ser um bolseiro! Incentivamos-te a candidatar-te. Queres dicas e alertas sobre a candidatura à bolsa? Subscreve aqui

Vê como podes candidatar-te

És elegível para a bolsa, mas indicaste que não concordas com uma ou mais das declarações de carácter (aspirar a ser um líder ético, admirar a capacidade de Nelson Mandela de superar divisões e estar preparado para reflectir e crescer). Ainda podes candidatar-te, mas tens a certeza de que isto é para ti?

Infelizmente, não possuis os critérios de elegibilidade para a bolsa. Obrigado pelo teu interesse!

Repetir o teste

Como são seleccionados os Bolseiros Mandela Rhodes?

Procuramos jovens líderes que aspirem aos princípios abaixo e que tenham demonstrado o potencial de os colocarem em prática.

Liderança

Aspiras a ser um líder visionário com autoridade moral? Vês a liderança como mais do que apenas uma ambição pessoal - como uma forma de buscar o avanço da igualdade e da liberdade, dos direitos humanos e da dignidade humana? E queres guiar e inspirar outras pessoas a atingirem todo o seu potencial?

Reconciliação

Acreditas que a reconciliação – juntamente com a reparação – é a chave para usar um passado imperfeito para desenvolver um mundo mais justo? E estás preparado para iniciar o processo por observar o teu próprio cenário interno?

Educação

Tens excelentes resultados académicos, mas acreditas que a tua educação não deve apenas beneficiar-te, mas também fazer a diferença para outras pessoas? E concordas que a excelência intelectual deve ser acompanhada de carácter e de uma personalidade equilibrada?

Empreendedorismo

Queres ver África a assumir o seu lugar de direito como presença igual e competitiva no mundo global? Demonstraste esforço individual, inovação e criatividade para esse fim?

Lê as características que procuramos num bolseiro Mandela Rhodes.

Estás pronto para crescer?

Para te beneficiares do nosso programa, deves ter curiosidade em realizar o trabalho pessoal e interno de liderança. Isto significa um compromisso com o desenvolvimento da auto-consciência, por te envolveres com partes difíceis de ti mesmo, uma abertura para aprender com a diversidade e as diferenças no teu grupo e uma vontade de explorar e abraçar a complexidade dentro de ti mesmo, dos outros e dos sistemas ao teu redor.

Para bolseiros fora da África do Sul...

Importante: Os candidatos de fora da África do Sul podem precisar de completar a verificação SAQA para iniciar os seus estudos numa universidade sul-africana. Consulta as Perguntas Frequentes relevantes e as informações em "Passo 3: Prepara os teus documentos" abaixo.

Perguntas Frequentes

Financiamento e finanças

  • Propinas e taxas de inscrição, definidas pela tua universidade ou instituição
  • Um subsídio para materiais de estudo conforme definido pela Fundação
  • Subsídios de alojamento e alimentação conforme definidos pela Fundação
  • Um subsídio de assistência médica conforme definido pela Fundação
  • Um subsídio pessoal conforme definido pela Fundação
  • Podem ser disponibilizadas bolsas de investigação e para conferências mediante pedido
  • Voos em classe económica para estudantes internacionais dos seus países de origem para as suas instituições no início e no final dos seus estudos

A Fundação Mandela Rhodes não paga pelas taxas de inscrição na universidade ou pelo credenciamento dos teus diplomas existentes através da SAQA, o que pode ser um requisito de entrada no teu curso. Também não oferecemos apoio financeiro para pedidos de visto.

Os subsídios são pagos duas vezes por ano. Ser-te-á pedido que forneças um comprovativo da matrícula no início do ano e um relatório de progresso da tua universidade, duas semanas após o início do segundo semestre. As tuas propinas e taxas de inscrição são pagas directamente à instituição de ensino superior, enquanto todos os outros subsídios são pagos a ti. Qualquer valor devido a ti ou que tu devas antes de te tornares um Bolseiro Mandela Rhodes é da tua exclusiva responsabilidade e a Fundação não se envolverá de forma alguma.

Passaportes e vistos

Não. Pedir o teu visto e pagar por quaisquer custos associados é da tua responsabilidade. Vais precisar de um visto para conseguir a bolsa na África do Sul. É muito importante começar o mais cedo possível. Se o teu visto se atrasar, poderás não conseguir iniciar o teu programa académico e o Programa de Desenvolvimento de Liderança a tempo. Isto pode resultar na perda da bolsa. Pede o teu visto assim que tiveres sido aceite na universidade que escolheste.

Se fores seleccionado para uma entrevista e precisares de viajar para a África do Sul, a Fundação Mandela Rhodes não cobre o custo de quaisquer documentos de viagem, como passaportes.

O processo de candidatura

Tens de candidatar-te online. Podes iniciar sessão na nossa plataforma para acederes à tua candidatura e carregares os teus documentos e redacções. As três pessoas que escrevem as tuas cartas de recomendação também devem iniciar sessão na plataforma para enviarem directamente as cartas. Deves dar-lhes tempo suficiente para escreverem as cartas, entrarem na plataforma e carregarem as cartas. A tua candidatura não pode ser enviada sem as cartas e não será considerada.

O prazo é até segunda-feira, 21 de abril de 2025, altura em que toda a documentação da candidatura já deverá ter sido carregada. Até lá, as tuas referências já devem ter carregado as suas cartas para que a tua candidatura esteja completa.

Não é necessário pedir a verificação da SAQA para te candidatares. Contudo, se passares para a segunda e terceira rondas do processo de candidatura, aconselhamos que te inscrevas e concluas a verificação SAQA das tuas qualificações o mais rapidamente possível. Para mais informações sobre os requisitos da SAQA, visita o site da SAQA. A Fundação não cobre os custos da verificação da SAQA.

Estudos e aceitação na universidade

Sim! Tens de ser capaz de realizar trabalhos académicos escritos e verbais, em inglês, ao nível de pós-graduação. O inglês é o principal meio de ensino nas universidades sul-africanas.

Deves indicar o curso que pretendes fazer. Não precisas de te ter candidatado ou de ter sido aceite, mas recomendamos vivamente que te candidates o mais rapidamente possível. Se não fores aceite numa instituição da África do Sul, não poderás aceitar a bolsa, caso te seja atribuída. Candidata-te com antecedência e arranja várias opções para o caso de não seres aceite na primeira escolha.

Não. Deves candidatar-te em separado à instituição do ensino superior que escolheste para o curso que pretendes fazer. A atribuição depende de te ter sido oferecida uma vaga na instituição relevante. É melhor candidatares-te a várias universidades caso não sejas aceite na tua primeira escolha, caso esse em que não poderás aceitar a bolsa.

Muitos mestrados sul-africanos exigem que tenhas concluído um programa de quatro anos ou um curso de Estudos Avançados. Se pretendes estudar para um Mestrado, aconselhamos que verifiques cuidadosamente quais são os requisitos exactos com o departamento de estudos e com a universidade pretendidos. Podem exigir que as tuas qualificações sejam verificadas pela Agência Sul-Africana de Qualificações (SAQA). Este processo pode levar algum tempo e atrasar tanto a aceitação na universidade quanto o teu visto. Começa o quanto antes.

NB: Se não fores aceite na universidade em tempo útil, não conseguirás obter o teu visto de estudante a tempo para o início do programa em Janeiro e não poderás aceitar a bolsa.

Questões sobre elegibilidade

A Bolsa Mandela Rhodes é competitiva. É para jovens líderes que possuem uma combinação de intelecto e carácter. Deves ser academicamente forte: as tuas notas devem estar acima de 70% ou na segunda divisão superior. Também tens de ter demonstrado liderança no teu campus ou na tua comunidade. Vê os critérios de selecção e os depoimentos dos bolseiros.

Se tiveres entre 19 e 29 anos no momento da candidatura, és elegível. Desde que tenhas menos de 30 anos no momento em que receberes a bolsa, podes candidatar-te.

Sim. Os estudantes que são cidadãos de um país africano, independentemente de onde vivam ou estudem actualmente, são elegíveis. E posso estudar no meu país de origem? Não. A bolsa é para estudar na África do Sul, numa instituição de ensino superior sul-africana - não podes estudar no teu país de origem. O ensino à distância não é permitido - tens de estudar numa instituição na África do Sul para poderes participar do nosso programa.

A Bolsa Mandela Rhodes é para estudos de pós-graduação (Estudos Avançados e Mestrados) em qualquer área, com excepção dos Mestrados em Administração de Empresas, que não financiamos.

A Bolsa Mandela Rhodes é apenas para estudos de pós-graduação (Estudos Avançados e Mestrados).

Sim. Podes candidatar-te se estiveres a concluir a tua licenciatura em 2024, mas deverá estar concluída até receberes a bolsa, em Janeiro de 2025, caso sejas seleccionado.

Perguntas sobre o programa

Vamos financiar o teu curso por um período máximo de dois anos, sem excepções permitidas. Os alunos que recebem a Bolsa pelo curso de Estudos Avançados recebem um ano de financiamento, enquanto os alunos de Mestrado vão receber um ou dois anos de financiamento.

Sim. A comparência nos workshops de residência e nos pods regionais é obrigatória e uma condição da bolsa. A participação no Programa de Mentoria é opcional.

Candidata-te já

O nosso calendário de inscrições vai de Março a Novembro de cada ano, para entrar no ano seguinte. As inscrições abrem sexta-feira, 14 de março de 2025 e encerram segunda-feira, 21 de abril de 2025. A inscrição será feita online e poderás aceder à plataforma de inscrição através do nosso site. Subscreve para receber dicas e alertas

As candidaturas para 2025 já estão
encerradas

As candidaturas para 2026 encerram em
março de 2025

  • Março: As inscrições abrem na sexta-feira, 14 de março de 2025. Os candidatos podem adicionar referências na plataforma e começar a carregar a documentação e a trabalhar nas suas redacções pessoais. Vê os "requisitos". 
  • Abril: As inscrições terminam no final de segunda-feira, 21 de abril de 2025. Não serão aceites inscrições atrasadas ou incompletas em quaisquer circunstâncias.
  • Junho: Serás notificado até o final de Junho se passaste ou não para a Segunda Ronda.
  • Julho: Serás notificado até o final de Junho se passaste ou não para a Terceira Ronda. 
  • Agosto: Serás notificado até o final de Agosto se fores convidado para uma entrevista na Ronda Final ou se não tiveste sucesso.
  • Outubro: As entrevistas serão realizadas na África do Sul em Outubro. Se estiveres na ronda final e estiveres fora da África do Sul, serás levado para uma entrevista pessoal com a nossa comissão de selecção. Serás notificado até o final de Outubro se fores seleccionado como Bolseiro Mandela Rhodes.
  • Outubro-Dezembro: Os Bolseiros Mandela Rhodes seleccionados devem dar o seu melhor para garantir que são aceites na universidade que escolheram e que obtêm o seu visto de estudante para viajar para a África do Sul em Janeiro. 

Dica: Vê se te qualificas para a Bolsa Mandela Rhodes.

Participação

O programa de desenvolvimento de liderança é realizado por meio de uma combinação de reuniões presenciais e online. A comparência é obrigatória. O compromisso de participação plena nas actividades do programa – que podem ocorrer durante a semana ou nos fins-de-semana – é uma condição da bolsa. Haverá três workshops no primeiro ano de residência e dois no segundo ano, se estiveres num programa de dois anos. As datas são informadas com bastante antecedência para evitar conflitos com o teu calendário académico.

Feedback e actualizações

Solicitaremos periodicamente que preenchas formulários de feedback e reflexões para que possamos melhorar as nossas ofertas. Preenchê-los dentro do prazo é um requisito e um componente importante da tua própria aprendizagem. Após a bolsa, solicitaremos periodicamente actualizações e detalhes para que possamos elaborar relatórios sobre o nosso impacto e manter o contacto contigo.

Respeita as condições de titularidade

Tens de aceitar a bolsa para o ano em que é oferecida - não pode ser adiada. Tens de ter garantido a admissão na universidade que escolheste até Janeiro do ano de residência. Tens de comparecer e participar em todas as actividades do programa de desenvolvimento de liderança, e viagens para fora da África do Sul, mesmo para fins de investigação, não serão aceites como motivo de ausência. Tens de manter padrões elevados de trabalho e conduta. Não podes ter outras bolsas de estudo e oportunidades financiadas. Não podes realizar trabalho remunerado por mais de 12 horas por semana. Tens de defender os valores, princípios e padrões da Fundação, caso contrário, a Fundação poderá interromper os pagamentos e terminar a tua participação no programa.

Lê na totalidade os termos e condições da Bolsa Mandela Rhodes.

Importante: Os candidatos de fora da África do Sul podem precisar de completar a verificação SAQA para iniciar os seus estudos numa universidade sul-africana. Por favor, vê abaixo.

  • Referências: Exigimos três cartas de recomendação, em inglês, como parte da tua inscrição. As tuas referências devem submeter as suas cartas através da nossa plataforma. Sem essas cartas, não poderás enviar a tua candidatura. Entra em contacto com três pessoas que tenham uma experiência relevante contigo e que conheçam o teu carácter o mais rápido possível - mesmo antes da abertura das inscrições - para pedir permissão e dar-lhes tempo para escreverem as suas cartas. Assim que registares uma referência na plataforma, a pessoa irá receber um e-mail a pedir que inicie sessão e carregue a carta.
  • Documentos: Ser-te-á pedido que carregues certificados de conclusão dos teus diplomas, transcrições dos teus resultados académicos e digitalizações dos teus documentos de identidade e do passaporte. Os teus documentos e transcrições devem ser apresentados em inglês.
  • Redacções: Ser-te-á pedido que escrevas duas pequenas redacções, uma sobre a tua jornada pessoal e outra sobre uma questão específica relacionada com os nossos princípios.
  • Candidatura à universidade: Ser-te-á pedido que indiques o curso proposto na tua inscrição. Não exigimos uma prova da tua inscrição, mas recomendamos que te inscrevas o mais rápido possível e em mais do que uma universidade.
  • As tuas qualificações satisfazem os requisitos do curso proposto? Cada país tem o seu próprio sistema de registo e classificação de níveis de qualificações. Na África do Sul, este aspecto é gerido pela Agência Sul-Africana de Qualificações (SAQA). O credenciamento da SAQA pode demorar 4 a 8 semanas , o que pode atrasar a tua aceitação na universidade e, consequentemente, o teu visto de estudante para a África do Sul.
    • Para garantir que serás aceite no programa escolhido, é altamente recomendável que descubras o mais rapidamente possível quais são os requisitos do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) para o teu curso e se as tuas qualificações satisfazem esses requisitos.
    • Os programas de Mestrado na África do Sul podem exigir vários anos de trabalho ou experiência clínica como requisito de admissão. É da tua responsabilidade verificares se vais ser aceite no curso e candidatares-te outras opções, como alternativa.

Estás pronto? Vamos!

As inscrições abrem sexta-feira, 14 de março de 2025. Recebe dicas e alertas

© Mandela Rhodes Foundation ·  Privacy policy  ·  Contact
Website by Entle